Programas à medida

O programa à medida é uma solução de formação desenhada à medida das necessidades de um determinado grupo de participantes, especialmente concebido para desenvolver competências que reforcem boas práticas empresariais que melhor acautelem os interesses dos consumidores.

A DECO FORMA aceita o desafio das empresas que pretendam dar resposta às necessidades específicas de grupos de colaboradores, atendendo ao contexto em que atuam e às dinâmicas próprias do setor, bem como à sua identidade organizacional, com programas adaptados e com uma resposta customizada, célere e flexível.

programas-medida

O que oferecemos

  • Uma solução desenhada com conteúdos programáticos  adaptados à realidade e a necessidade da empresa.
  • Metodologia adequada ao desafio lançado, tirando partido da experiência da Associação.
  • Flexibilidade de calendário, horário e local de realização em qualquer ponto geográfico de Portugal.
  • Um investimento por participante mais benéfico face ao valor de inscrição em programas abertos semelhantes.

Principais áreas de intervenção

  • Gestão de reclamações
  • Serviços financeiros (Banca & Seguros)
  • Serviços públicos essenciais
  • Práticas de concorrência
  • Bens e serviços de consumo
  • Recuperação de créditos de particulares
  • Insolvência de particulares
  • Contratação online
  • Literacia financeira
  • Publicidade e informação comercial
  • Turismo e lazer
  • Transportes e vias de comunicação

Ações de âmbito Europeu

Seminários: O Direito Europeu da Concorrência, o mercado e os consumidores

Com o objetivo de informar os magistrados judiciais e do Ministério Público sobre o Direito Europeu da Concorrência, a DECO promoveu mais de 20 seminários em parceria com a Associação Sindical de Juízes, o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público e Conselho Superior de Magistratura.
Estes seminários contaram com o apoio da Comissão Europeia (DG COMP).

Curso ConFinAd: Informação Financeira para Consumidores

A DECO realizou  duas  edições do programa europeu ConFinAd,  formação no domínio da informação e aconselhamento sobre produtos e serviços financeiros aos consumidores desenvolvido . O programa dirigiu-se aos profissionais dos serviços autárquicos de apoio e informação ao consumidor de todo o país.

Os cursos foram financiados pela Comissão Europeia (DG SANCO) e a Associação foi  convidada a participar como entidade organizadora pelo consórcio de formação composto pelo BEUC (The European Consumer Organisation) e pelo IFF (institut für finanzdienstleistungen).

Ações nacionais com a Academia

Destaca-se a parceria com a Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e com a Escola de Direito do Porto da Universidade Católica Portuguesa,  na realização de mais de 10 edições do programa de formação avançada para empresas sob a temática “Os Direitos dos Consumidores: Um Desafio para as Empresas”.

Destacamos também a colaboração com a Escola de Direito do Porto da Universidade Católica Portuguesa na realização de duas edições do Seminário em Direito do Consumo dirigidas a alunos da licenciatura em Direito desta escola.

Outras Ações nacionais

Saber Viver em Tempos de Crise

A DECO, em parceria com a Cáritas Portuguesa e com o apoio da Direção Geral do Consumidor, promoveu 76 ações de formação a nível nacional junto dos utentes e dos técnicos de ação social desta instituição com o objetivo de melhorar a literacia financeira dos cidadãos em situação de maior vulnerabilidade económica e social.

Formação para a Inclusão – Vamos Fazer Contas à Vida

No âmbito do Programa Operacional do Potencial Humano (POPH), medida da formação para a inclusão, a Associação promoveu 11 ações de formação destinadas a públicos especialmente vulneráveis,  capacitando-os para uma melhor gestão das suas finanças pessoais.

A DECO desenvolveu estas ações por todo o país constituindo para o efeito parcerias locais com entidades como a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, as Cáritas Diocesanas de Viana do Castelo e de Coimbra, a EAPN, Rede Europeia Anti-Pobreza, Núcleo de Santarém, o Contrato Local de Desenvolvimento Social de Évora, entre outros.