Debate na Universidade do Porto sobre proteção financeira do consumidor

30 Novembro, 2016

O consumidor economicamente desprotegido foi o tema central do debate organizado pela DECO em parceria com a Universidade do Porto, no dia 29 de Novembro.

A DECO e Universidade do Porto debateram a proteção financeira e o conceito de consumidor economicamente desprotegido num debate que reuniu um ilustre painel de convidados: Natália Nunes, coordenadora do Gabinete de Apoio ao Sobre-endividado da DECO, Isabel Cruz Investigadora Integrada do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto e Manuel Pizarro, Vereador do Pelouro da Habitação e Ação Social da Câmara Municipal do Porto. A moderação ficou a cargo de Manuel Barros, Diretor dos Serviços de Ação Social da Universidade do Porto que, com o seu aprofundado conhecimento na temática, permitiu uma dinâmica discussão entre oradores e participantes.

O debate permitiu reconhecer a necessidade da definição de um quadro abrangente para o conceito de consumidor economicamente desprotegido, até ao momento disperso, que permita uma real proteção financeira dos interesses e necessidades específicas destes consumidores em setores essenciais como a eletricidade e o gás, os serviços financeiros, as telecomunicações, a habitação, entre outros.

Este novo consumidor é alguém que está em maior risco de sofrer os resultados negativos do mercado, que muitas vezes, fruto do seu estado, tem dificuldade em obter informações não sendo capaz de comprar, escolher ou aceder a produtos adequados, ou mesmo de gerir o seu orçamento familiar. Neste contexto e conforme ficou também evidente no debate, torna-se absolutamente central a necessidade de investimento na prevenção e promoção da literacia financeira das famílias portuguesas de forma capacitar os consumidores para agirem na sociedade de consumo que é cada vez mais complexa.