DECO Minho (in)forma sobre vendas agressivas

16 Fevereiro, 2017

No último trimestre de 2016, 30% dos pedidos de informação e apoio aos consumidores na DECO Minho corresponderam a práticas comerciais desleais.

O Minho é das regiões do país mais afetada pelo envelhecimento populacional, pelo risco de isolamento deste segmento da população que, de um modo geral, tem falta de informação relativa aos direitos dos consumidores, tornando-se assim alvos preferenciais de práticas comerciais desleais.

Os consumidores seniores são muitas vezes abordados pelos vendedores, fora do estabelecimento comercial, cujo objetivo é vender um determinado produto ou serviço. Nesta relação contratual, os consumidores são os mais vulneráveis e saem por vezes lesados uma vez que têm dificuldade em entender uma linguagem contratual complexa ou incompleta e desconhecem os seus direitos.

As práticas mais comuns passam pela venda ao domicílio, por telefone, por correio ou até em reuniões ou excursões organizadas pelo vendedor onde os consumidores são aliciados a ir em troca de um prémio ou oferta especial. Neste âmbito, as empresas devem facultar informação sobre o produto ou serviço, o contrato e mesmo sobre a própria empresa para que a decisão, por parte do consumidor seja esclarecida.

Atenta a esta realidade, a DECO Minho propõe para 2017, a dinamização de Workshops sobre a temática das Vendas Agressivas dirigidas à população sénior, contando com a parceria das Câmaras Municipais, por estas serem um meio privilegiado de proximidade dos seus munícipes.

O que vamos falar

  • O que são Práticas comerciais desleais?;
  • Técnicas de venda: Estratégias e abordagens mais utilizadas;
  • ‘Sou um alvo fácil para este tipo de vendas?’ Saber dizer que não;
  • Contratos: Como a lei protege o consumidor quando este quer (e pode) desistir;
  • Mecanismos de defesa e a ajuda de proximidade

Saber para quê

  • Compreender o que são práticas comerciais desleais ou ações enganosas;
  • Estar alerta às estratégias e às técnicas de quem as pratica;
  • Criar uma maior segurança para lidar com estas abordagens desleais;
  • Conhecer os meios de resolução de conflitos decorrentes das práticas desleais;
  • Saber como desistir dos contratos e a legislação em vigor;
  • Saber a quem recorrer no caso de abordagens enganosas por parte de vendedores.

Para quem

Estes Workshops encontram-se disponíveis a todos os cidadãos que pretendam obter informação nesta área e que queiram sentir-se mais protegidos relativamente às práticas comerciais desleais.

São sessões gratuitas e abertas a toda a comunidade da Região do Minho.

Quando & Onde acontece

Estes Workshops informativos serão dinamizados nas autarquias do Minho, em datas a designar, ao longo do ano 2017.

Para mais informações, contactar decoforma.minho@deco.pt