Economia partilhada veio para ficar

27 Maio, 2016

O Consumo Colaborativo foi o tema do debate que realizamos no dia 24 de maio na Fundação Cidade de Lisboa, em que se discutiu o modelo da economia partilhada como alternativa social e económica aos modelos tradicionais de negócios e como conciliar o seu desenvolvimento com a necessidade de reforçar a confiança dos consumidores relativamente às empresas e garantir maior transparência e responsabilidade na relação comercial.

A atualidade do tema e os desafios que coloca, no presente e no futuro, mobilizou para este debate 70 participantes que encontraram, neste espaço, um momento de reflexão e discussão sobre soluções eficazes e flexíveis para dar resposta às necessidades dos consumidores e como dinamizar melhores práticas nestes novos modelos de negócios e de consumo.

Neste debate alargado, ouvimos as opiniões e recolhemos as boas sugestões das empresas que gerem as plataformas, de empreendedores e outros profissionais interessados.

No painel de oradores contámos com os indispensáveis contributos de Cândida Rato, empreendedora social e fundadora da The People Who Share – Portugal, Joana Carvalho, doutoranda da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa em Sharing Economy e Carolina Gouveia, jurista do Departamento de Estudos e Apoio ao Consumidor da DECO. Este espaço de debate contou com a moderação de Filipe Morais, Redator Adjunto do Dinheiro Vivo.

Consulte também a reportagem que publicámos sobre as principais questões tratadas no Debate em http://www.deco.proteste.pt/

Tem a oportunidade de assistir ao Debate aqui.