Os consumidores no Algarve já têm melhor informação sobre os alimentos que consomem

13 Julho, 2016

A DECO Algarve realizou workshops informativos sobre a leitura do rótulo dos produtos alimentares que todos os dias consumimos e os resultados foram surpreendentes!

Um refrigerante com 330 ml tem mais de 25g de açúcar adicionado, o que ultrapassa a dose de açúcar que devemos consumir por dia. Um croissant folhado (75gr) tem 20 gr de gordura, sendo que o consumo diário recomendado deve ser só de 70 gr. Ao verificar a lista de ingredientes de um caldo de carne, o primeiro ingrediente é o sal e, portanto, o ingrediente presente em maior quantidade.

Os consumidores que participaram nas sessões informativas ficaram surpreendidos. Mas todas estas informações nutricionais estão presentes no rótulo dos alimentos e são importantes para saber o que estamos a comprar e depois consumir.

Ao longo de um ano, realizámos 25 workshops informativos em vários locais do sotovento e barlavento algarvio, com a ajuda mobilizadora de várias entidades nossas parceiras e conseguimos chegar a 518 consumidores. Produzimos também um folheto informativo que facilita a interpretação dos valores das tabelas nutricionais dos rótulos dos produtos como forma de avaliar e selecionar corretamente os produtos alimentares que consumimos.

Na conceção dos conteúdos e folheto informativo, contámos com a parceria da Universidade do Algarve, através da Escola Superior de Saúde e do Instituto Superior de Engenharia, e da Administração Regional de Saúde do Algarve.

Este projeto vai agora ser estendido a todas as delegações regionais da DECO através da realização de Worskshops informativos DECO (IN) Forma que terão lugar, na semana de 10 a 14 de outubro, para assinalar o dia Mundial da Alimentação que se comemora a 16 de outubro.

Consulte o folheto informativo.