Os direitos dos passageiros não vão mais ficar à espera

5 Abril, 2016

A Sala do Rei da Estação do Rossio onde, em tempos idos, a comitiva real esperava pelo comboio, foi palco de um debate alargado sobre a Carta dos Direitos dos Transportes públicos coletivos.

O debate juntou mais de 80 participantes entre os diferentes operadores e agentes do setor para discutir a Carta dos Direitos dos Passageiros e conhecer as reclamações que até hoje foram apresentadas no portal da DECO.

O debate permitiu reconhecer a importância deste instrumento e os operadores reconheceram os direitos por esta consagrados comprometendo-se a trabalhar ativamente com a DECO para a sua melhoria e implementação, colocando assim os consumidores no centro das políticas dos transportes. As reclamações apresentadas não constituíram uma surpresa, mas foram bem acolhidas, deixando bem assinalada a importância da urgência de melhorar a prestação deste serviço com vista à satisfação dos passageiros.

No painel de oradores contámos com os excelentes contributos de Cristina Dourado, Administradora delegada da Fertagus, Luís Cabaço Martins, Presidente da ANTROP, Tiago Lopes Farias, Presidente da Transportes de Lisboa, Jorge Delgado, Presidente da STCP S.A. e do Metro do Porto, deixando aqui as principais conclusões das suas intervenções.

O debate contou com a excelente moderação de José Monteiro Limão, Diretor da Transportes em revista, que permitiu uma discussão dinâmica e profícua entre os oradores e participantes.

Consulte a reportagem que publicámos sobre as principais questões tratadas no Debate em http://www.deco.proteste.pt/