Seminário em Almada : Como preparar a reforma

21 Outubro, 2016

No dia 20 de outubro, a DECO participou num Seminário promovido pela Câmara Municipal de Almada que teve lugar na Casa da Cerca.

Cerca de 17 trabalhadores da Câmara Municipal de Almada participaram no Seminário de Preparação para a Reforma. A DECO foi uma das entidades convidadas e levou aos participantes informação sobre literacia financeira direcionada para uma faixa etária entre os 57 e os 65 anos.

A nossa jurista Marta Martins, do Gabinete de Apoio ao Sobre-endividado, contou com uma plateia muito interessada em esclarecer dúvidas sobre como gerir melhor o orçamento para poupar mais e quais as cautelas a ter quando se recorre ao crédito.

A matéria dos serviços de interesse geral, como os de fornecimento de água, de energia e de telecomunicações, foram aqueles que mais interesse despertou junto dos participantes. Assim, pretenderam saber quais os descontos sociais nos tarifários de energia, água e tarifas/descontos existentes nas telecomunicações, quais os critérios para se obter esses descontos e apoios, passando pelas dicas de poupança no consumo. Outra questão que também suscitou interesse foi a diferença entre o mercado livre e o mercado regulado destes serviços e como fazer as melhores escolhas.

Relativamente ao crédito, demonstraram especial interesse nos critérios de comparação entre taxas de juro e como verificar qual o crédito que melhor se ajusta ao seu orçamento mensal.

Para mais informações sobre estas e outras iniciativas podem contactar-nos através do e mail decoforma@deco.pt .

Pode ainda esclarecer as suas dúvidas ou apresentar o seu pedido de intervenção em caso de dificuldades financeiras no nosso site do Gabinete de Apoio ao Sobre-endividado.