Ministério da Defesa promove o envelhecimento ativo

4 Novembro, 2016

No dia 27 de outubro, a DECO em parceria com o Ministério da Defesa sensibilizou os funcionários desta instituição para a necessidade de garantirem um envelhecimento são, autónomo, ativo e plenamente integrado.

A nutricionista Luciana Cunha começou por alertar para a importância de se prepararem para este futuro com autonomia dando dicas para prevenir e minimizar problemas decorrentes do envelhecimento, passando por alertar os presentes para a importância de uma alimentação saudável e adequada e a prática de exercício físico, essenciais para uma melhor qualidade de vida.

Mais anos de vida é um bem incrivelmente precioso mas, é importante que este tempo seja preparado desde cedo bem antes de entrar na reforma. Como reestruturar o quotidiano e otimizar o tempo livre que se ganhou? Continuar a trabalhar e manter o emprego de toda a vida ou optar por experiências novas? Empreender novos projetos pessoais, profissionais ou de voluntariado? Aproveitar para fazer a viagem que sempre se desejou mas, por falta de tempo e disponibilidade, foi sempre adiada?

Nesta sessão ajudámos a esta reflexão oferecendo conselhos e orientando para a necessidade de preparar um plano alternativo com objetivos a curto, médio e longo prazo que garantam um futuro mais ativo e de bem-estar.