Emagreça a sua fatura de energia

2 Fevereiro, 2017

Capacitar o consumidor para utilizar a energia de uma forma mais eficiente, é a missão que a DECO pretende levar a cabo por ocasião do Dia Mundial da Energia. Entre 29 de maio e 2 de junho, a DECO (IN)Forma irá realizar workshops para informar os consumidores sobre os comportamentos que podem ajudar a reduzir a sua fatura de energia e a proteger o ambiente.

É à energia que devemos muito do desenvolvimento das sociedades e o nosso estilo de vida. A maior parte dos gestos e hábitos do quotidiano só é possível graças à energia que chega à nossa casa ou local de trabalho. Essa mesma energia possibilita-nos também usufruir de um número cada vez maior de equipamentos elétricos e eletrónicos que nos proporcionam mais conforto e qualidade de vida.

Mas a energia tem um custo, não apenas para o consumidor que paga cada vez mais pela sua fatura de energia, mas também para o ambiente. A transformação, transporte e uso da energia tem impactes ambientais que ameaçam as gerações futuras e colocam em alerta os países de todo o mundo.

O consumo médio de eletricidade de uma família de 4 elementos representa anualmente cerca de 1167€, o que equivale à emissão de cerca de 805 kg de CO2 para a atmosfera.
(Dados: Simulador de Preços de Energia Elétrica e Simulador de Rotulagem de Eletricidade – ERSE)

Podemos reduzir estes números? Sim. É possível ter conforto protegendo o ambiente? Sim. Podemos reduzir o peso da fatura de energia no orçamento familiar? Sim. A resposta passa pela adoção de boas práticas de eficiência energética na utilização dos equipamento e uma melhor atenção do consumidor na leitura da fatura com vista à interpretação dos seus consumos de energia.

A DECO (In Forma) com o Workshop “Emagreça a sua fatura de energia” pretende transmitir informação útil para ajudar os consumidores a reduzir a sua fatura de energia, contribuindo desta forma para uma melhor gestão do orçamento familiar e para a proteção do ambiente.

O que vamos falar

  • A Energia: O motor da vida moderna
  • Consumo de energia: dados e factos
  • O impacte da energia na nossa vida e no nosso planeta
  • Combate ao desperdício: dicas para poupar energia em casa
  • A fatura da energia à lupa: sem margem para dúvidas
  • Escolher o equipamento mais eficiente com a etiqueta energética
  • A quem e como apresentar as suas reclamações de energia

Saber para quê

  • Conhecer os impactes dos comportamentos de consumo no ambiente e na carteira;
  • Consumir energia com mais eficiência;
  • Fazer a leitura da etiqueta energética para a escolha acertada de equipamentos;
  • Interpretar corretamente a fatura de energia e pagar menos;
  • Reclamar para resolver os seus problemas.

Para quem

Estes workshops encontram-se disponíveis para todos os consumidores e/ou colaboradores membros das entidades públicas e outros organismos que pretendam realizar sessões informativas.

Estas sessões são gratuitas para as entidades com protocolo com a DECO.

Para empresas e outras entidades sem protocolo, as sessões são desenhadas à medida, mediante pedido de proposta de formação a solicitar através do e- mail decoforma@deco.pt.

Quando & Onde acontece

Estes Workshops informativos são dinamizados por todo o país na semana de 29 maio a 2 de junho.