O Consumidor na Era Digital

2 Fevereiro, 2017

Construir um mundo digital onde o consumidor possa estar seguro e confiar (#Betterdigitalworld) é o tema a discutir e a refletir no Dia Mundial dos Direitos dos Consumidores (DMDC) a que DECO se quer juntar a par das suas congéneres em todo o mundo.

A Internet assume uma importância crescente no nosso quotidiano! Se pensarmos em todas as páginas que já visitámos ou nos produtos e serviços que já procurámos, comparámos e adquirimos, conseguimos perceber a dimensão da economia digital.

“Em 2015, 30% dos portugueses fizeram compras online, ultrapassando os 3,8 mil milhões de euros em aquisições (…) um crescimento de 15,7% no ecommerce em Portugal, acima da média europeia que se fixou nos 13,3%.  (ACEPI, Dezembro 2016)

Comprar em linha traz enormes benefícios para o consumidor como a poupança, a comodidade e a rapidez mas ainda existe algum receio e desconfiança dos consumidores que, na verdade, precisam de maior protecção na Internet. Nem tudo está à distância de um clique, pelo que, no mundo digital a falta de proteção poderá ganhar uma nova dimensão e mais perigosa.

Quando pensamos na compra de produtos e serviços online: i) raramente conhecemos quem está do outro lado do negócio; ii) as encomendas nem sempre correspondem às expectativas; iii) os pagamentos podem tornam-se, por vezes, pouco seguros e iv) as plataformas digitais,
como intermediárias, não assumem muitas vezes as suas responsabilidades.

Nesta economia digital, também temos de nos consciencializar que o nosso rasto digital fica registado em múltiplas bases de dados e que os nossos dados são, actualmente a mais importante moeda de troca que mais tarde poderão influenciar a decisão de um profissional em fornecer-nos um produto ou prestar-nos um serviço. É necessário acautelar uma utilização indevida dos dados, garantindo a nossa privacidade e segurança online.

Perante esta realidade, a DECO (IN)Forma pretende ajudar com informação útil e simples para que possamos adotar comportamentos mais seguros, saber como utilizar estes serviços online, acautelando a nossa privacidade e dados evitando possíveis danos. Quanto mais informação sobre os direitos dos consumidores estiver do nosso lado, mais segura e consciente será a nossa escolha e mais rapidamente conseguiremos resolver os conflitos associados aos incumprimentos neste forma de comércio.

O que vamos falar

  • A presença do digital no quotidiano: Mitos e factos do consumo online
  • Comprar online sem sobressaltos – Contratos e direitos associados
  • Como utilizar os meios de pagamento em segurança?
  • A importância de proteger os meus dados digitais
  • Como identifico as fontes e as páginas seguras?
  • Marketing & Publicidade: Cuidados a ter em ambiente digital
  • Participar nas redes sociais em segurança
  • Novas plataformas para queixas on-line: Como e a quem recorrer no caso de conflito?

Saber para quê

  • Obter informação simples e verdadeira relativamente ao mercado digital
  • Adoptar comportamentos seguros na compra de bens e serviços on-line
  • Saber utilizar os meios de pagamento online apropriados
  • Proteger as informações e os dados pessoais na Internet
  • Respeitar os direitos de autor no consumo de conteúdos online
  • Identificar e atuar de forma eficaz sobre as mensagens publicitárias em ambiente digital
  • Utilizar em segurança as redes sociais acautelando a sua privacidade
  • Ser capaz de resolver um potencial problema decorrente de uma compra online

Para quem

Estes Workshops encontram-se disponíveis para todo os consumidores e colaboradores membros das entidades públicas ou outros organismos que pretendam realizar sessões informativas.

Sessões gratuitas para as entidades com protocolo com a DECO.

Para empresas e outras entidades sem protocolo, as sessões são desenhadas à medida mediante pedido de proposta de formação a solicitar através do e- mail decoforma@deco.pt. A Formação à medida pressupõe um diagnóstico da realidade de cada organização.

Quando & Onde acontece

Estes Workshops informativos acontecem em todo o país na semana de 13 a 17 de março.